Sobre

Olá! Meu nome é Elen Alcântara. A iniciativa de criar o blog surgiu após participar de uma Oficina de criação literária durante uma Feira do livro na cidade em que moro. Foi a primeira vez que partilhava dos meus escritos e conhecia outras pessoas que tinham a literatura – a prosa e o verso – inerente as suas vidas. Foi um divisor de águas já que até então, só escrevia para mim mesma. Desde pequena, escrever era um encontro comigo, o meu desabafo, a minha terapia. A poesia era a estratégia para amenizar o meu caos, ainda é.

"O Casulo" foi criado para romper com minha natureza introspectiva, sair da minha carapaça e compartilhar meus textos... vai que eles consigam ajudar alguém como conseguem ajudar a mim?!

O nome do blog tem dois motivos: analogia ao processo de metamorfose pelo qual a borboleta passa - não há como uma lagarta transforma-se em borboleta sem encasular-se, um processo intenso e necessário - "O Casulo" é o processo de amadurecimento, de autoconhecimento para a busca da realização pessoal como ser humano, indispensável para o abrir de nossas asas e felicidade. O segundo motivo foi por inspiração em Franz Kafka com sua obra A Metamorfose. Nesse livro ele conta a história de um homem que acorda na forma de um inseto (uma grande barata, não uma delicada borboleta como se poderia pensar), e essa metamorfose, na verdade, nos dá a dimensão da nossa solidão. E quantas vezes não nos sentimos insetos? Ou alguma situação ou alguém nos faz sentirmos assim?

"O Casulo" é meu coração aberto. Foi a forma que encontrei de preservar a beleza no que vejo, na vida em si, mesmo quando tudo parece ir contra nós e essa mesma vida nos traia. "O Casulo" é uma forma de eu encontrar paz e de ser eu mesma: inteira, sem disfarces, ainda que pareça um modo bobo, frágil ou ingênuo.  

ESTRUTURA DO BLOG

Dividi o blog em:
  • Poesias;
  • Prosa poética;
  • Poesia musicada: algumas poesias me soam musicais e eu invento de cantá-las;
  • Mini-contos;
  • Notas subterfugias: breves pensamentos e textos (costumava postar no meu instagram);
  • Caleidoscópio: espaço cujos textos não tem estrutura em verso, geralmente são textos de opinião, contos, crônicas ou experiências compartilhadas.

Todos os textos postados são de minha autoria. Além disso, algumas postagens são ilustradas por meus próprios desenhos. Geralmente ilustram meus textos os personagens que criei: "Pepe" (apelido usado pelos espanhóis para quem se chama José) e "Maria". A ideia é aproximá-los do que somos na realidade. Somos muitos os “Josés e Marias”.  

O blog é simples, mas pouco a pouco vou aprimorando-o. Espero que vocês gostem, interajam, comentem, critiquem, sugiram, compartilhem.

Sintam- se em casa!

Um beijo,


Elen Alcântara

Eu e a borboleta que me visitou

Nenhum comentário: